Fórum Eventos reúne especialistas em marketing esportivo para discutir sobre expectativas e consequência dos Megaeventos

São Paulo, SP 25/2/2014 – Recente pesquisa do Ibope/Estadão revela que 43% da população acredita que a Copa trará mais benefícios que prejuízos, enquanto 40% pensam o contrário.

A realização de Megaeventos no Brasil gerou muitos comentários e pesquisas a respeito das oportunidades que eles trarão às pequenas, médias e grandes empresas. Há quem diga que muitos já estão gerando negócios com este advento, e há os que acreditam que ainda há muito a aproveitar. O Fórum Eventos, organizado pela Expo Eventos Editora, traz este ano um painel para debater o assunto, com a participação especialistas em marketing esportivo para falar de suas experiências e expectativas, nos dias 24 e 25 de março, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.

Entre os painelistas estão Alfredo Carvalho – Diretor da Sport Promotion; J. Cocco – Presidente da Academia Brasileira de Marketing Esportivo – ABRAESPORTE; e, Mario Ruggiero – Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Nielsen Sports. Eles pretendem destacar os pontos positivos e negativos desses eventos, como oportunidades para os diversos segmentos de mercado, potencialidades para as marcas, demora na entrega de estádios, orçamentos abusivos, manifestações contrárias à realização, entre outros.

Qual o papel do profissional de marketing, como posicionar sua marca, à luz de recente pesquisa do Ibope/Estadão que revela que 43% da população acredita que o evento trará mais benefícios que prejuízos, enquanto 40% pensam o contrário; apesar da maioria (58%) ser favorável à realização do torneio, contra 38% que preferiam que a Copa fosse realizada em outro país.

Em reunião organizada pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo, J. Cocco afirmou que apesar das críticas populares e do cenário político, a Copa do Brasil não deve ser vista só com maus olhos e que ainda há oportunidades para diversos segmentos de mercado, entre eles os de eventos, entretenimento e de turismo. O presidente do Fórum Eventos destacou que o problema não está na realização da Copa no país, e sim na falta de planejamento e nos gastos excessivos nos lugares errados. “É necessário separar a Copa como fator indutor de desenvolvimento social, esportivo e econômico positivos dos desmandos e incompetências que ocorreram no processo”, comentou.

No mesmo evento, Alfredo Carvalho apresentou uma pesquisa do Sinaenco, Sindicato da Arquitetura e Engenharia, em que os 12 estádios que sediarão os jogos da Copa de 2014 apresentaram, juntos, um orçamento de R$ 8 bilhões, valor 187% superior à previsão orçamentária divulgada em 2009. E Mario Ruggiero ressaltou potencialidades de alavancagem para as marcas. “Dos brasileiros entre 13 e 65 anos, 90% torcem pra algum time. Nos últimos cinco anos, o futebol consumiu, em média, 60% de todo o negócio de esporte na TV.”, disse.
O governo brasileiro projeta que os impactos econômicos produzidos pela concentração de quase R$ 30 bilhões em investimentos no ápice do calendário esportivo da próxima década – a Olimpíada – se multiplicarão por quatro vezes em 2027, gerando mais de R$ 100 bilhões em riquezas no País, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo a pesquisa “Brasil, bola da vez”, liderada pela empresa de auditoria e consultoria Deloitte e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores – IBRI, as três atividades com maior potencial para recebimento de investimentos em decorrência dos eventos esportivos são indústria da construção, transporte aéreo e infraestrutura aeroportuária e turismo, hotelaria e lazer. Tais atividades, diretamente relacionadas com os megaeventos, já contam com uma participação expressiva do setor privado e devem passar a receber maiores estímulos dos governos federal e local.

O Fórum Eventos 2014 apresenta as melhores práticas nacionais e internacionais em eventos. O encontro trará 10 painéis, que fazem um apanhado geral sobre os variados tipos de eventos organizados, seus impactos e movimentação econômica, com espaço para reflexão do que precisa e pode ser melhorado não apenas para o sucesso do evento, como também em benefício da sociedade. Além das oportunidades com os megaeventos, os temas passam por segurança, tecnologia, retorno sobre investimentos, governança, transparência, gestão de conhecimento e regulação, sustentabilidade, voluntariado, criatividade e projeções futuras.

SERVIÇO:
FÓRUM EVENTOS 2014
Datas: 24 e 25 de março de 2014
Horário: das 9h às 18h
Local: Espaço Rosa Rosarum – Rua Francisco Leitão, 416 – Pinheiros, São Paulo/SP
Informações, inscrições e cadastramento de imprensa (inclusive de outros estados): www.forumeventos.net
Jornalistas de outros estados: consultem disponibilidade de passagem por meio do e-mail da assessoria de imprensa: camila@cbscom.jor.br

Sobre a Eventos Expo Editora

Há mais de 20 anos no mercado, a Eventos Expo Editora é pioneira na produção editorial de guias e publicações direcionados a planejadores de eventos e publicações customizadas. Inserida em um mercado que representa 3,1 % do PIB nacional e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano, a editora conseguiu posicionar-se como uma das principais produtoras e difusoras de conteúdo do Setor.

Entre seus produtos, destacam-se a publicação de duas revistas bimestrais, um portal, duas newsletters, a maior premiação das indústrias de eventos e turismo brasileira, o Prêmio Caio, que está em sua 14ª edição, e o principal espaço de discussão do setor, o Fórum Eventos.

Informações para a imprensa:
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(11) 98478-3776 / 96103-5937

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